domingo, 27 de novembro de 2011

PENSAMENTO : Computadores semelhantes a nós !!!

Como podemos notar toda criação do ser humano tem como principio a observação da natureza dai surge uma ideia e dessa um novo projeto que dará origem a uma criação. O computador não é diferente o homem com sua inteligência o criou também a parti da observação da natureza.

Então vamos lá a uma comparação do computador com o cérebro humano:



O computador armazena informação - O cérebro também;

O computador têm memória - O cérebro também;

O computador têm informações - O cérebro também;

O computador de têm inteligência (apesar de ser artificial) - O cérebro também;

O computador tem uma central de processamento - O cérebro também;



Descrito os dados acima podemos notar a semelhança de nosso cérebro com o computador, outro item importante a ser falado aqui e que temos também um sistema básico, ou seja, um sistema operacional, o nosso sistema operacional é diferente do computador, mas também é muito semelhante, o nosso sistema são todos nossos aprendizados durante nossa vida, temos um "sistema básico" quando nascemos e vamos crescendo, vamos aumentando nosso "sistema" com tempo, fica entendido aqui para nós que "sistema humano" é todo nosso conhecimento durante a vida, muitos podem ficar a pensar se o sistema é um software deveria se o espirito, mas não; um sistema operacional de computador é composto por diversas rotinas para a interação, entre usuário, computador e periféricos (impressora, mouse, Scanner e etc) , então logo nosso "sistema" é todo nosso conhecimento,por exemplo um simples ligar de lâmpada e um conhecimento básico, mas que passou por um processo de aprendizagem por mais simples que seja, você não aprendeu a falar do nada, você teve um contato com pessoas que falassem para poder aprender, então temos uma lógica aqui, nós observamos e então aprendemos. Tudo que aprendemos na escola são frutos de nosso observação, teve outros fatores como: atenção, motivação e demais itens que levam a gente a gosta de aprender, então podemos dai notar que toda criação do homem é mera observação da natureza como os computadores, então veja a semelhança que temos com essas máquinas, a única diferença delas para nós e que temos a capacidade de nos "programar" para qualquer tarefa, ou seja, um novo aprendizado é uma nova tarefa. Quando se aprende lógica de programação conhecemos sobre algoritmo, ou seja, uma rotina que se faz para realizar algo, um simples exemplo é com preparar um bolo, temos a receita e nela os ingrediente que devemos ter para preparar o bolo, veja que tudo deve ser seguido passo a passo se não o bolo sairá errado.

Então os computadores é que são semelhantes a nós, só que somos mais inteligentes que eles pois nós o criamos e outro fator importante e que pensamos, temos ideias. sonhamos entre outras coisas, só que não podemos agir iguais a máquinas pois temos limitações, devemos ter qualidade de vida para viver bem.

Então vamos gostar de aprender novos conhecimentos e sermos pensadores, recordo de uma frase de Bruce Lee o mesmo era um filósofo e dizia: " Devemos adquirir um novo conhecimento para nos desprender dele, para termos liberdade", o que ele quis nos dizer do que adianta todo conhecimento se não temos criatividade, ele também falava que em um combate com um oponente não devemos se prender a técnicas pois corremos o risco de perde a luta, devemos nos libertar para sermos criativos, veja que sábio não. Fica um pergunta para nós somos criativos e pensadores ?




“Quando uma mente se expande, nunca mais volta ao tamanho original.” Albert Einstein




Autor: Anderson O.de Sampaio

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

TI : Como funcionam as redes sem fio ou wireless

Basicamente as redes sem fio ou wireless funcionam com o principio da ressonância de um sinal, ou seja, transmissão de um sinal, como nos sistema de rádio ou televisão.

As redes sem fio utilizadas para transportar as infomações de acesso a rede mundial a Internet se dá através de sinais de auta frequência como 2.4 Ghz (lês-se giga hertz) ou 5.8 Ghz, que são sinais chamados de portadoras por através destes as informações serão levadas até o seu destino.

Equipamentos como os acess point ou ponto de acesso são responsáveis pela emissão e recepção de uma máquina cliente, esta por sua vez terá também o seu papel neste serviço.

Um pergunta seguinte surge, o porque de se usar frenquências altas para tal serviço? Podemos responder da seguinte forma, se a frenquência em uso for baixa ela não alcançara o destino necessário questões de qualidade, então tal frenquência serve como apoio para os dados que estão trafegando por ela.

Por isso a necessidade da combinação de bons equipamentos, antenas e etc, para o bom funcionamento do sistema.

Dúvidas e comentários escrevam para nós. Até a próxima.

sábado, 21 de maio de 2011

INFORMÁTICA : Configurando seu pc para ser um servidor web - Parte 3

Continuando nosso artigo agora podemos configura nosso roteador adsl para aceitar acessos provenientes da internet.

Primeiro passo é ir em NAT-VIRTUAL SERVERS SETUP ver figura e adicionar as configurações abaixo, mas antes disso lembre-se de configurar um IP fixo para sua máquina neste caso foi definido um ip fixo 10.1.1.136, já que o roteador está definido com ip também da classe A sendo 10.1.1.1.


Segundo passo é redirecionar as portas as quais o serviços irão rodar, sendo que foi definida um porta de acesso externo a 3389 e a interna 80, veja firgura. Opção Port Triggering Setup.


Terceiro e último passo difinimos qual será o endereço de rede que ficará exposta para acessos remotos, ou seja, nossa DMZ que já expliquei em artigo anterior. Ver figura abaixo:


Realizado todos os procedimentos descritos agora iremos tentar se realmente os serviços estão sendo ouvidos na internet, acesse http://www.t1shopper.com/tools/port-scan/, dai acione o botão scan ports e escolha também a opção check all, feito isso é só deixar rodar. Quando o teste de scanner de porta se iniciar ele irá verificar as portas que estão respondendo, observe se a porta que você definiu como sendo externa ficou destacada de vermelho, isto indica que está funcionando corretamente, caso não reveja os passos anteriores.

Agradeço se deixarem comentários e sugestões.

Autor: Anderson O.de Sampaio

segunda-feira, 16 de maio de 2011

TI : Segurança para seu computador


Quando falamos em segurança para o computador logo já vem em nossas mentes ataques de hackers, crackers e vírus juntamentes com worms, mas com certas atitudes do dia a dia pode se evitar a infestação de pragas e invações, assim como ter um sistema operacional estável.

Primeiro procedimentos é realizar pelo menos a cada dua semanas uma defragmentação do disco com a finlidade de organizaar os arquivos alocados na partições, pois quando um determinado arquivo é gerado o mesmo e armazenado em qualquer local do disco, ou seja, parte deste arquivo ficam armazenados em cluters que são pequenas unidades de armazenamento.

O segundo procedimento é realizar um limpeza de arquivos desnecessários como temporários e cookies, estes arquivos são armazenados todas as vezes que se realiza um acesso a Internet através do navegador.

Terceiro procedimento manter o anti-vírus atualizado pois a cada dia novas formas de vírus e invasões são eleborados, assim com um bom sistema de anti-vírus seu pc fica menos vulnerável a infecções, ainda mais de vírus como os chamados trojans que são softwares maliciosos que tem como função principal permitir que o crackers espione dados da máquina a distância.

Quarto procedimento verificar se o sistema de firewall esta ativo, pois ele incrementa ainda mais a segurança contra invações, sendo o sistema windows verifique os programas que estão marcados como exceções, caso um suspeito dermaque-o da lista. Para você que não sabe o que é um firewall o mesmo significa barreira de fogo e tem como função permitir que somente determinados programas tenham comunicação com o meio externo, ou seja, o mesmo filtra liberando somente algumas portas para manter a segurança em ordem, você mesmo pode realizar este controle de seu firewall, realizando um seleção de que pode ter comunicação a Internet.


Para finalizar nunca abra e-mail suspeitos com links que mostram endereços estranhos e que pedem dados pessoais podem ser crackers usando técnicas com finalidades ilícitas. Por um bom tempo andei usando o linux o mesmo se demonstrou muito eficiente quanto a questões de segurança, mas procedimentos como verificações de processos estranhos rodando e portas abertas se fazem necessários também.






Autor: Anderson O. de Sampaio

terça-feira, 3 de maio de 2011

INFORMÁTICA : Configurando seu pc para ser um servidor web - Parte 2

Vamos continua o nosso tema, bom na primeira parte baixamos e instalamos o aplicativo NO-IP, assim como verificamos seu status e criado um host com seu respectivo nome.

Agora vamos para a segunda etapa que é configurar nosso roteador ou modem ADSL. Acesse seu modem neste caso como já foi dito estou usando o D-LINK 500B, sendo então o endereço padrão
10.1.1.1, feito isso vá até a opção advanced setup. Ao entra nesta opção, escolha NAT.

Agora estando dentro de NAT teremos 3 opções:

1) Virtual Servers;

2) Port triggering;

3) DMZ host;


Explicação

Virtual servers - Você adicionará um meio de sua máquina ser acessada remotamente, ou sej, pela Internet por meio do uso de portas, sendo uma externa e outra interna. Portas são os canais de comunicação que certos programas utilizam para realizarem suas devida funções podemos ter portas UDP e TCP, cada um com uma caracteristica, não cabe nesta postagem falarmos sobre ela agora;

Port triggering - Neste definirá qual o serviço estará rodando na porta escolhida;

DMZ host - DMZ é uma sigla em inglês que em português significa zona desmilitarizada, não pense que estamos com coisas militares é só um conceito. Na verdade será a máquina escolhida que ficará exporta a rede WAN, neste caso a Internet.

Sei que você está ansioso(a) para deixar sua máquina na WEB. Até a próxima postagem!!!

Autor: Anderson O.de Sampaio

segunda-feira, 2 de maio de 2011

INFORMÁTICA : Configurando seu pc para ser um servidor web - Parte 1

Bom pessoal estou postando um mini tutorial de como torna seu pc em um servidor, seja ele FTP, HTTP (WEB) ou até mesmo para acessar remotamente sua máquina.

Iremos utilizar um dos recursos presentes nas redes de computadores o NAT, que explicarei mais adiante :

1) Deixa sua maquina na DMZ ou seja exposta a Internet;

2) Redirecionamento de porta;

3) Configura um virtual server;

Nesta postagem estou utilizando o roteador D-LINK modelo 5000 B, mas não muda muito a funcionalidade que serão apresentados aqui para o demais roteadores.

Peço que faça uma conta no site do NO-IP e baixe o aplicativo disponivél neste link.

Criado sua conta e baixado o aplicativo realize a instalação. Após instalação o mesmo ficará assim como apresentado na figura.





Após realizado instalação vá no botão select host, e veja se apresenta a URL que você criou no site NO-IP, caso não tenha criado um host, só ir no item Add host, feito isso só voltar no botão descrito e deixar selecionado o nome de seu host.

Estamos realizando tal procedimento na plataforma Windows. Na próxima etapa partiremos para configuração de nosso modem ADSL.


Autor: Anderson O. de Sampaio






sexta-feira, 25 de março de 2011

INFORMÁTICA : Tutorial sobre hardware - Placa-mãe








Inicialmente iremos tratara sobre a placa-mãe ou system board (placa de sistema) é seus componentes o principal deles é o chipset onde estão os controladores que fazem a ponte norte é a ponte sul.





Agora vamos a uma breve descrição das funções que o chipset possui sendo ele a porte norte e sul.




De acordo com Gabriel Torres o chip ponte norte, também chamado de MHC (Memory Controller Hub, Hub Controlador de memória) é conectado diretamente ao processador é possui básicamentes as seguintes funções:




-Controlador de memória;


-Controlador de barramente AGP;


-Interface para transfência de dados com a ponte sul;




Devemos levar em consideração que já existem processadores que já possuem embutidos controladores de memória.




Ponte sul, possui também outro nome ICH (I/O Controler Hub, Hub controlador de entrada e saída) esta conectado a ponte norte e têm como função controlar dispositivos on-board (fixos na placa-mãe) de entrada e saida tais como:




- Disco Rígidos (Paralelo (IDE) e Serial ATA);


- Portas USB;


- Som on-board;


- Rede on-boad;


-Barramento PCI;


-Barramento PCI Express;


-Relógio de tempo real;


-CMOS;




Básicamentes sabendo as funções do chip set teremos em mente com um placa-mãe funciona, já tal chip é o principal componente presente na placa-mãe é sem o mesmo ela não funcionaria.




Temos também outro componente importante da placa-mãe que é a CMOS, que na verdade é uma memória onde fica contido o SETUP e a BIOS (SISTEMA BÁSICO DE ENTRADA E SAÍDA). Como o BIOS é um software ou melhor firmware para inicialização do sistema, como por exemplo reconhecimento de hardware e inicialização pelo dispositivos setado para o boot como floppy, cd-rom ou HD, a CMOS fica sendo alimentada constantemente por uma bateria de litio, por isso se a mesma tiver cm problemas a maquina apresentará perdas de configurações com por exemplo data e hora.
Na figura 1 podemos notar uma placa-mãe o chipset esta coberto por um dissipador de calor de aluminio ao lado do soquete do processador.
Autor: Anderson O. de Sampaio
































































Translate | Tradutor

Loja

Loja
Nossos Produtos Digitais


EBOOKS

Deseja anunciar aqui. Fale comigo !!!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.

Arquivo