sexta-feira, 23 de maio de 2025

Pensamentos de Steve Jobs

 


quinta-feira, 22 de maio de 2025

Serviços de inteligência - GSI Brasil

 



Breve reflexão 

Inteligência = Usar a inteligência / raciocínio / Estudar / Sabedoria / Usar a Luz

Contra Inteligência =  Usar a ignorância / Sem instrução / Não raciocinar  / Coisa obscura / Escuridão

quarta-feira, 21 de maio de 2025

Linux - slackware

Outro Linux que indico é o Slackware, alguns comandos do mesmo são um pouco diferentes, ver apostila.





BAIXAR IMAGEM ISO

O que é o projeto BigLinux - O Linux Genuinamente Brasileiro


O projeto BigLinux é o máximo para quem quer desenvolver aplicativos para o sistema operacional Linux. O objetivo principal é criar facilidades para o usuário, tornando recursos complexos acessíveis de forma simplificada e através de interface gráfica. Além disso, o projeto também oferece a distribuição BigLinux, que inclui todos esses recursos de maneira pronta e otimizada. Em complemento, o projeto também fornece informações valiosas para aqueles interessados em adquirir conhecimentos sobre informática, com ênfase no desenvolvimento e uso de aplicações livres.


Se você quer ficar por dentro das últimas novidades sobre o BigLinux, fique ligado nas próximas notícias sobre esse projeto incrível. Não fique pra trás e utilize o BigLinux. Vai ser a coisa mais legal desde o pão com manteiga! Não perca essa oportunidade de ficar na vanguarda da tecnologia

Sintetizador de voz com o espeak

Observação: Feitos testes com espeak no linux mint





O eSpeak é um sintetizador de voz de software livre e de código aberto, multiplataforma, compacto. Ele usa um método de síntese de formantes, fornecendo muitas linguagens em um tamanho de arquivo rela…


Para rodar o eSpeak no Debian, primeiro é necessário instalá-lo. Em seguida, você pode usar o comando espeak na linha de comando para reproduzir texto.

Instalação:

  1. Atualize o seu sistema: Use o comando sudo apt update && sudo apt upgrade para garantir que seus pacotes estejam atualizados.

  2. Instale o eSpeak: Use o comando sudo apt install espeak para instalar o eSpeak. 


Utilização:

Depois de instalado, você pode usar o eSpeak para reproduzir texto de diversas maneiras: 

  • 1. Reproduzir texto diretamente:
    Use o comando espeak "O texto que você deseja reproduzir" para reproduzir o texto especificado.

  • 2. Reproduzir texto de um arquivo:
    Use o comando espeak -f arquivo.txt para reproduzir o conteúdo de um arquivo de texto.

  • 3. Utilizar o eSpeak com o Speech Dispatcher:
    O eSpeak pode ser usado com o Speech Dispatcher para integrar com outras aplicações.

Exemplos:

  • espeak "Olá, mundo!" - Reproduz a frase "Olá, mundo!"

  • espeak -f meu_texto.txt - Reproduz o conteúdo do arquivo "meu_texto.txt"

  • espeak -s 140 "Olá, mundo!" - Reproduz a frase "Olá, mundo!" com uma velocidade de 140 (valores entre 1 e 200).

  • Para rodar na linguagem nossa será assim:
  • espeak -v pt "amo meu Brasil "

Para mais opções e detalhes, consulte o manual do eSpeak: ou use o comando espeak --help para obter ajuda sobre as opções disponíveis.

Mais fontes:

https://sempreupdate.com.br/linux/como-transformar-texto-em-fala-no-terminal-linux-com-o-espeak/



terça-feira, 20 de maio de 2025

Opinião - Programas que criam outros programas




Existem um pessoal que estão tentando criar programas que criam outros programas, será que isso é inteligência ou ignorância, ele vão fazer isso para perderem o próprio emprego?.

Pois um colega da UNB ( Universidade de Brasília), da área de engenharia da computação que me falou sobre isso. Os caras não estão pensando no seus empregos, pois em uma empresa onde cada programador tem sua função, os mesmos vamos perder emprego para uma aplicação que vai fazer todo trabalho.

E então o que o que você profissional da área de desenvolvimento o que acha disso ?

segunda-feira, 19 de maio de 2025

Os sistemas operacionais no mercado




O mercado dos sistemas operacionais está em equilíbrio, pois determinadas empresas estão criando seu próprio sistema. Listando alguns:


  1. Unix
  2. Minix
  3. Linux
  4. MacOs
  5. MS-DOS
  6. Windows
  7. BsD
  8. Android
  9. Eyes OS
  10. Harmony OS
  11. CISCO IOS
  12. MikroTik RouterOS 
  13. Zero Shell
  14. Tizen
  15. Web OS
  16. Roku OS

quinta-feira, 15 de maio de 2025

Serviço de inteligência do Brasil império

 No Império Brasileiro, não havia uma estrutura formal de serviço de inteligência como a que existe hoje. No entanto, a administração Imperial utilizava diversas estratégias para coletar informações e monitorar atividades, principalmente por meio de espionagem e da utilização de informantes. 

Elaboração:
  • Espionagem e Informantes:
    A coleta de informações era feita por meio de agentes espalhados por diferentes regiões e países, que forneciam relatórios sobre as atividades políticas, econômicas e militares.
  • Secretária de Estado:
    A Secretaria de Estado era responsável por analisar a informação e fornecer orientações ao Imperador.
  • Corpo de Guarda-Costas e Polícia:
    O Corpo de Guarda-Costas e a Polícia Imperial também desempenhavam um papel importante na coleta de informações e no controle da população.
  • Censo e Estatísticas:
    A realização de censos e a coleta de estatísticas eram importantes ferramentas para conhecer a população e seus hábitos.
  • Observação da Imprensa:
    A imprensa também era monitorada para identificar a opinião pública e as atividades de opositores.
  • Intervenção em outros países:
    O Império Brasileiro também tinha capacidade de intervir em outros países, por meio de missões diplomáticas e de agentes que atuavam na coleta de informações.
  • Conclusão:
    O Império Brasileiro, apesar de não possuir uma estrutura formal de inteligência, utilizava diversas estratégias para coletar informações e monitorar as atividades políticas, econômicas e militares. 

quarta-feira, 14 de maio de 2025

Entenda o que é um geek



Geek é alguém viciado em tecnologia, em computadores e internet. O conceito de geek é semelhante ao conceito de nerd: aquele que tem um profundo interesse por assuntos científicos e tecnológicos, gosta de estudar, é muito inteligente e às vezes pouco sociável.

A subcultura geek se caracteriza como um estilo de vida, no qual os indivíduos se interessam por tudo que está relacionado à tecnologia e eletrônica. Gostam de filmes de ficção científica (Star Wars, Star Trek e outros), são fanáticos por jogos eletrônicos e jogos de tabuleiro.

Fonte:

https://www.significados.com.br/geek/#:~:text=Geek%20%C3%A9%20algu%C3%A9m%20viciado%20em%20tecnologia%2C%20em%20computadores%20e%20internet.

Reflexão sobre técnicas de invasão



Primeiramente vou falar algo muito serio para aqueles que ficam se aventurando ao tentar invadir certos sites, pois empresas que possuem um alto nível de investimento nessa área segurança da informação, logos elas podem detectar tais processos para tentar invadir.

Logo o ideal é fazer um mini laboratório em casa como maquinas reais ou por meio da virtualização.

Outro ponto é que para realmente invadir tais site é necessário muito conhecimento e treino constante, não é tão fácil como nos filmes.

Por exemplos já trabalhei ( na área de hardware ) em instituições bancarias e o investimento é muito alto contra tais tipos de ações. 

Para finalizar existem vários tipos de hackers, para o bem e para o mal.


Dica de estudos:

Leia sobre Lei Geral da Proteção de Dados.  

Hacker Ético. 

terça-feira, 13 de maio de 2025

Como está organizado a área de Cibersegurança


 Fonte: https://www.ibsec.com.br/

Qual é a diferença entre o Fedora e o Red Hat Enterprise Linux ?



Visão geral

A Linux® distribuição, ou distro, é um sistema operacional instalável construído a partir do Kernel Linux, programas de usuário de apoio, e bibliotecas. Cada fornecedor ou comunidade versão é um distro.


Porque o sistema operacional Linux é de código aberto e lançado sob o Licença Pública Geral GNU (GPL), qualquer um pode executar, estudar, modificar e redistribuir o código fonte, ou até mesmo vender cópias de seu código modificado. Isso difere muito dos sistemas operacionais tradicionais—HP-UX, Microsoft Windows e macOS—, que são proprietários e muito menos modificáveis.


Como escolho uma distro Linux?

Escolher a distribuição Linux certa depende do seu caso de uso e dos requisitos da ferramenta. Certas distros Linux funcionam melhor para diferentes propósitos. Algumas distros são projetadas como ambientes de desktop, enquanto outras são projetadas para suportar sistemas de TI backend (, como servidores corporativos ou web).


Ao escolher sua próxima distribuição Linux, sua primeira consideração precisa ser se você precisa de uma distribuição Linux corporativa ou de uma distribuição Linux comunitária.


Distros Linux empresariais vs. comunitários

As distribuições Linux estão disponíveis como versões comunitárias ou versões empresariais. Uma distribuição comunitária é uma distribuição Linux gratuita suportada e mantida principalmente pelo código aberto comunidade. Uma distro enterprise—or commercial—Linux está disponível por meio de assinatura de um fornecedor e não depende apenas do suporte da comunidade.


A principal diferença entre as distros comunitárias e empresariais é quem decide o que é importante para os usuários. A direção de uma distro comunitária é definida pelos colaboradores, que escolhem e mantêm pacotes da ampla variedade de opções de código aberto. A direção de uma distro empresarial é definida por um fornecedor, com base nas necessidades de seus clientes.


Pensa nisso assim. O projeto Fedora é a distribuição comunitária a montante Red Hat® Enterprise Linux. A Red Hat é a principal patrocinadora do projeto, mas milhares de desenvolvedores independentes também contribuem para o projeto Fedora. Cada um desses colaboradores, incluindo a Red Hat, traz suas próprias novas ideias para serem testadas e debatidas para inclusão pela comunidade maior no Fedora Linux. Isso também faz do Fedora um lugar ideal para a Red Hat colocar recursos em seu próprio conjunto distinto de testes e processos de garantia de qualidade, e esses recursos eventualmente são incorporados a uma versão do Red Hat Enterprise Linux.


Saiba mais sobre essas diferenças


Quais são os benefícios de uma distro empresarial?

Se o Linux é gratuito e de código aberto, por que você iria querer pagar por uma distribuição comercial? As distros comunitárias são uma ótima opção para pessoas que são novas no Linux e não têm muita experiência com a linha de comando, ou que só querem brincar e experimentar. Se você está tentando apoiar a servidor durante um longo período de tempo, distros comunitárias como o Fedora podem não ser a melhor escolha.


As distros empresariais, como o Red Hat Enterprise Linux, são projetadas para atender às necessidades e preocupações do negócio. O Red Hat Enterprise Linux oferece suporte ao ciclo de vida de 10 anos (, em oposição aos 2 anos de suporte) do Fedora, para que você possa oferecer melhor suporte a aplicativos de longo prazo. Com uma distribuição corporativa, você obtém patches, atualizações, atualizações, suporte técnico especializado e acesso a treinamento e recursos. Uma distro comunitária depende do apoio baseado em fórum de seus membros da comunidade, e os ciclos de lançamento nem sempre estão em uma cadência regular.


Também com uma distribuição com suporte comercial, você obtém os benefícios da mais recente inovação de código aberto com a estabilidade e o suporte que uma empresa precisa. A Red Hat possui uma equipe de engenheiros para ajudar a melhorar recursos, confiabilidade e segurança para garantir que sua infraestrutura funcione e permaneça estável—, independentemente do seu caso de uso e carga de trabalho.


Explore a importância do código aberto empresarial


Distros Linux populares

Android


Arco Linux


Centos


Debian


Os Elementar


Fedora


Gentoo Linux


Kali LinuxGenericName


Linux Mint


Manjaro Linux


MX Linux


Filhote Linux


Slackware


Solus


Ubuntu e todas as suas versões (Kubuntu, Xubuntu e Lubuntu—apenas para citar alguns)


Por que escolher o Red Hat para Linux?

Toda tecnologia em sua pilha de TI precisa trabalhar em conjunto. E as cargas de trabalho precisam ser portáteis e escaláveis em servidores bare metal, máquinas virtuais, contêineres ou nuvens públicas e privadas. Eles precisam de um sistema operacional moderno e focado na segurança, com suporte de longo prazo. Esse sistema operacional é o Red Hat Enterprise Linux.


Com um sistema operacional padrão subjacente às suas cargas de trabalho, você pode movê-las facilmente em ambientes—, onde quer que faça sentido para o seu negócio. O Red Hat Enterprise Linux oferece uma base consistente e estável nuvem híbrida implantações, juntamente com built-in gerenciabilidade e integração com o Red Hat mais amplo gestão e automação portfólio. Você pode aprender mais sobre como o Red Hat Enterprise Linux funciona para suas tarefas específicas em nosso centro aprendizagem. 


Uma relação inovadora

Desenvolvedores e Linux os entusiastas migram para o Fedora em busca dos recursos mais recentes e da oportunidade de colaborar diretamente com os engenheiros da Red Hat. A comunidade Fedora tem milhares de usuários, colaboradores e apoiadores, que interagem através de vários fóruns on-line, listas de e-mail e wikis para apoiar uns aos outros. Com um rápido ciclo de desenvolvimento e lançamento, o Fedora fornece a mais recente tecnologia nas plataformas de hardware atuais.


O tamanho e a experiência da comunidade de código aberto do Fedora a tornam o campo de testes ideal para recursos que eventualmente serão incorporados ao Red Hat Enterprise Linux, depois que a Red Hat coloca esses recursos em seu próprio conjunto de testes e processos de garantia de qualidade separados e distintos dos do Fedora.


Porquê Red Hat?

Quando as empresas escolhem o Red Hat Enterprise Linux, elas iniciam um relacionamento com o fornecedor líder de soluções de código aberto. Não apenas oferecemos plataformas estáveis com longos ciclos de vida de suporte, mas os clientes também obtêm os benefícios de organizações globais de engenharia, consultoria e suporte. 


A Assinatura Red Hat dá-lhe acesso a software e manutenção, juntamente com informações e serviços de suporte que abrangem todo o seu ciclo de vida e arquitetura de infraestrutura de aplicativos.

Fonte: https://www.redhat.com/en/topics/linux/fedora-vs-red-hat-enterprise-linux

sábado, 10 de maio de 2025

Tecnologias do futuro - A cópia e clonagem dos cérebros



Em artigo anterior tratei de tal assunto, mas vamos mais em frente.

Dentro de cada neurônio há mnemônico e tais elementos são como os flip-flop da eletrônica digital.

Dentro de cada neurônio também há mini instruções, como nos processadores e microcontroladores e boa parte da camada do cérebro é memória.


Continuamos mais em frente...

terça-feira, 6 de maio de 2025

Tecnologia - Será possível a clonagem de cérebros ?

 






Na minha opinião o nosso cérebro ( parte física )  é como um disco rígido hdd ou sdd, creio que a maior parte do mesmo é a área de memoria, outro ponto importante é que o cérebro é rico em ferrete e é puramente magnético como em um HD ( disco rígido), assim como memória RAM, ou seja, memória temporária, pois imagina sem não esquecermos de muita informação.
Quanto a questão da clonagem,somente é possível por meio de um ressonância transcraniana, que é um processo puramente magnético também.   

Os dois cérebros devem esta em pareamento para fazer este procedimento.   

Dica de filme: Copias de volta a vida.



E então será um teoria ?

Fonte:

https://www.tuasaude.com/ressonancia-magnetica/






quinta-feira, 1 de maio de 2025

Breve reflexão

 Só um elétron, carrega muita informação!!!

Translate | Tradutor

Ajude este projeto

Ajude este projeto
Produtos Digitais


Deseja anunciar aqui. Fale comigo !!!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.

Arquivo