1- Cache rápido, feito usando parte da memória RAM do servidor;
2- Cache um pouco mais lento porém maior, feito no HD.
O cache na memória RAM é ideal para armazenar arquivos pequenos, como páginas html e imagens, que serão entregues instantaneamente para os clientes. O cache no HD é usado para armazenar arquivos maiores, como downloads, arquivos do Windows Update e pacotes baixados via apt-get.
Para configurar o cache, abra o arquivo de configuração do Squid:
# vim /etc/squid/squid.conf
E insira as seguintes linhas logo depois da regra “http_port”:
cache_mem 64 MBSendo:
maximum_object_size_in_memory 64 KB
maximum_object_size 512 MB
minimum_object_size 0 KB
cache_swap_low 90
cache_swap_high 95
cache_dir ufs /var/spool/squid 2048 16 256
cache_access_log /var/log/squid/access.log
cache_mem 64 MB
- A configuração da quantidade de memória RAM dedicada ao cache é feita adicionando a opção “cache_mem”, que contém a quantidade de memória que será dedicada ao cache.Voce deve reservar até 1/3 da memória RAM total em um servidor proxy.
maximum_object_size_in_memory 64 KB
- Determina o tamanho máximo dos arquivos que serão guardados no cache feito na memória RAM (o resto vai para o cache feito no HD).
minimum_object_size 0 KB
- Configuração do cache em disco, que armazenará o grosso dos arquivos. Por default, o máximo são downloads de até 16 MB e o mínimo é zero.
cache_swap_high 95
- Porcentagem de uso do cache que fará o Squid começar a descartar os arquivos mais antigos. Por padrão, sempre que o cache atingir 95% de uso, serão descartados arquivos antigos até que a porcentagem volte para um número abaixo de 90%:
- (/var/spool/squid) indica a pasta onde o Squid armazena os arquivos do cache, o segundo (2048) indica a quantidade de espaço no HD (em MB) que será usada para o cache, os números 16 e 256 indicam a quantidade de subpastas que serão criadas dentro do diretório.
- Você pode definir ainda o arquivo onde são guardados os logs de acesso do Squid. Por padrão, o Squid guarda o log de acesso no arquivo “/var/log/squid/access.log”. Este arquivo é usado pelo Sarg para gerar as páginas com as estatísticas de acesso.
0 comments:
Postar um comentário