Um biblioteca muito influente da na área de tecnologia da informação chamada ITIL não é somente livros de teorias que foram elaborados por meio de simples ideias, mas sim da observação sistêmica de certo processos em um ambiente de TI no dia a dia, levando assim as ser elaborado os melhores processos a serem aplicados na prática em um contexto real.
Para ficar mais simples de memorizar o ciclo de vida ITIL chamarei o mesmo de Ed Tom onde temos :
Estratégia do serviço
Desenho do serviço
Transição do serviço
Operação do serviço
Melhoria continua do serviço
Se você ler em sequencia de cima para baixa as primeiras letra temos o ciclo de vida do serviço.
Estratégia de serviço
Aqui devem ser realizado um analise bem complexa com estratégias para se bem elaborado um determinado serviço. Por exemplo: Um analise de mercado.
Desenho de serviço
Aqui devem ser levantados os requisitos para este novo serviço, logo neste processo temos que ter uma solução para o cliente.
Transição de serviço
Neste processo é a implantação do serviço depois ter realizado as etapas anteriores, aqui é a etapa onde podemos realizar testes adequados para verificar ser tudo esta de acordo.
Operação do serviço
Como o próprio nome do processo nos diz operação, nesta etapa temos o serviço em execução no dia a dia, ou seja, sua realização.
Melhoria continua do serviço
Neste ultimo processo sua função principal é monitorar e avaliar os processos anteriores, levando mais qualidade ao demais processos do ciclo de vida.
Aqui que temos o uso do ciclo Deming ou PDCA ou PEVA ( Planejam, Executar, Verificar e Agir ) e procedimento de 6 etapas.
Basicamente aqui é só um resumo dos processos presente na ITIL ainda em cada um deles a outros, que são mais detalhados e específicos, mas que são ideais para um fornecedor de serviços de tecnologia da informação.
Autor:
Anderson O.de Sampaio
Analista de suporte
ITIL Fundation
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