quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Gerenciamento do estresse

 

 

 

GERENCIAMENTO DO ESTRESSE

LIFE COACH 

 

1º Edição

 

ANDERSON O. DE SAMPAIO

 

BRASÍLIA, DEZEMBRO DE 2021

 

 

 

 

 

 

 

 


Introdução

Preocupações

Estresse

Fase de Alerta:

Sintomas da fase de alerta:

Sintomas da fase de resistência:

Sintomas da fase de exaustão:

Ansiedade

Quem tem ansiedade tem estresse?

O que é a ansiedade?

Síndrome burnout ?

Depressão

O que seria a depressão?

Trabalho

Gerenciamento do stress

Automotivação

Controle de emoções e pensamentos

Buscando conhecimento do caso na Internet

Autocuidado

Como colocar o autocuidado em prática

Reconhecendo padrões de pensamentos

O que são pensamentos negativos?

Os pensamentos intrusivos – ou invasivos

Pensamentos automáticos

Exercícios Físicos

Referencias Bibliografias

 

 


 

Introdução

 

Hoje nos dias atuais se torna necessário saber um tanto sobre o assunto aqui abordado, pois o mesmo considero importante, já que seu estado mental determinar sua visão de mundo e ambiente em que você vive isso é nítido, sem nenhum esforço para esta percepção.

Logo nosso mundo mental se ele não esta legal o mundo afora também não estará.

Muito se fala nos campos da psicologia, psiquiatria e neurologia sobre a saúde mental, mas esse tema ainda é de certo modo pouco abordado como que um tabu pela sociedade e como isso as pessoas não buscam um ajuda dos profissionais citados devidos um autopreconceito, assim esse trabalho tem por missão informar de quem ler o mesmo a ter certo nível de alto conhecimento e não substitui a consulta ao um profissional de saúde.

 

 

 

Preocupações

 

Se pararmos para observar nossos estados mentais iremos nos deparar com uma gama de pensamentos, como que ruídos do dia a dia, mas no caso de uma torrencial de pensamentos obsessivos pessimistas isso é um dos sintomas da preocupação excessiva que pode causar até mesmo uma somatização, ou seja, a mente passar para o corpo um aviso físico do que esta ocorrendo e não devemos ignorar é como que um alerta de um automóvel.

 

De acordo com www.dicio.com.br o significado de Preocupação:

 

Substantivo feminino Perda do sossego, causada pelo sentimento de responsabilidade em relação a; cuidado: preocupação com o filho. Idéia fixa, permanente, dominante e antecipada que perturba o pensamento; obsessão: preocupação com o peso.Sentimento de apreensão, de inquietação; sensação de medo.Primeira reação que algo causa em alguém.Etimologia (origem da palavra preocupação). Do latim preoccupatio-onis.

 

Sinônimos de Preocupação

Preocupação é sinônimo de: obsessão, cuidado, inquietude;

Antônimos de Preocupação;

Preocupação é o contrário de: calma, despreocupação;

 

Nos dias de hoje andamos preocupados com tantas tarefas e não paramos muito para observar nossa mente e nosso corpo, geralmente isso ocorre quando estamos apresentando algum mal estar, como uma enxaqueca que nos leva a ir a uma farmácia ou até mesmo em primeiro lugar em um clinica medica ou a um especialista em certos casos.

Torna-se necessário nesta fase descansar e se desligar do trabalho e certas tarefas do dia a dia para que haja certo nível de calmaria, ou seja, sair do estado automático para um modo autônomo, onde tomamos as rédeas de nossa vida novamente como que um despertar de consciência alcançada por meio de certa meditação.

Por experiência de vida em certos horários do trabalho devemos nos desconectar (após o almoço), hora de ir embora, ou seja, devemos deixar para o dia seguinte, não levando para a cama tais preocupações.

Nosso cérebro trabalha com certas freqüências, veja abaixo:

 

As ondas cerebrais são ondas eletromagnéticas fornecidas pela atividade elétrica das células cerebrais. É possível medir a frequência dessas ondas elétricas por meio de ciclos por segundo ou Hertz (Hz). As ondas cerebrais modificam suas frequências permeadas pela atividade elétrica dos neurônios, já que a amplitude de cada tipo de onda se relaciona diretamente com as mudanças de estados de consciência. ( https://www.ibccoaching.com.br/ )

Cada pessoa possui características individuais de atividade das ondas cerebrais. Essas características têm um protótipo e um ritmo, incorporando, frequências Delta, Theta, Alfa, Beta e Gama. Essas frequências aparecem em vários níveis, pois o cérebro está em constante adaptação diante das várias tarefas que o ser humano cumpre em seu dia a dia. ( https://www.ibccoaching.com.br/ )

            Logo dependendo de como estamos alcançaremos determinado estado mental, como o sono.

 

 

 

Estresse

 

O que é o que é stress segundo o site  https://bvsms.saude.gov.br/estresse  ?

 

Reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação às situações novas.

 


 

Figura – Fonte: meucerebro.com

 

Fases segundo o site https://bvsms.saude.gov.br/estresse/:

 

Fase de Alerta:

 

Ocorre quando o indivíduo entra em contato com o agente estressor.

 

Sintomas da fase de alerta:

 

Mãos e/ou pés frios; boca seca; dor no estômago; suor; tensão e dor muscular, por exemplo, na região dos ombros; aperto na mandíbula/ranger os dentes ou roer unhas/ponta da caneta; diarréia passageira; insônia; batimentos cardíacos acelerados; respiração ofegante; aumento súbito e passageiro da pressão sanguínea; agitação.

 

Fase de Resistência: o corpo tenta voltar ao seu equilíbrio. O organismo pode se adaptar ao problema ou eliminá-lo.

 

Sintomas da fase de resistência:

 

Problemas com a memória; mal-estar generalizado; formigamento nas extremidades (mãos e/ou pés); sensação de desgaste físico constante; mudança no apetite; aparecimento de problemas de pele; hipertensão arterial; cansaço constante; gastrite prolongada; tontura; sensibilidade emotiva excessiva; obsessão com o agente estressor; irritabilidade excessiva; desejo sexual diminuído.

 

Fase de Exaustão: nessa fase podem surgem diversos comprometimentos físicos em forma de doença.

 

Sintomas da fase de exaustão:

 

Diarréias freqüentes; dificuldades sexuais; formigamento nas extremidades; insônia; tiques nervosos; hipertensão arterial confirmada; problemas de pele prolongados; mudança extrema de apetite; batimentos cardíacos acelerados; tontura freqüente; úlcera; impossibilidade de trabalhar; pesadelos; apatia; cansaço excessivo; irritabilidade; angústia; hipersensibilidade emotiva; perda do senso de humor.

Como você dever ter observado a cada fase do estresse, há sintomas e pode chegar a exaustão, assim ser torna necessário a observação em que fase esta e os sintomas, onde considero o mais arrasador a insônia que compromete o estado do corpo em si.

 

 

Ansiedade

 

Quem tem ansiedade tem estresse?

 

Há relação entre ansiedade e estresse? Claro que sim. Pessoas estressadas geralmente são ansiosas e pessoas ansiosas podem sentir-se estressadas. Atualmente parece difícil ficar ileso a esses sentimentos em meio a tanta correria, excesso de trabalho e informação. (www.telavita.com.br, 2021)

 

 

 

O que é a ansiedade?

 

Ansiedade pode ser considerada como uma emoção de alarme que se encontra associada a sensações de angústia, tensão e insegurança que, quando são frequentes e/ou intensas e incontroláveis, causando mal estar significativo, conduzem a patologia (doença). A pessoa que sofre de ansiedade sente-se angustiada, ameaçada, bloqueada e pode inclusivamente dizer ter “maus pressentimentos”, mesmo sem, muitas vezes, conseguir identificar o motivo que está a causar esse mal estar. (https://www.saudebemestar.pt/pt/blog/psicologia/ansiedade/ )

 

Síndrome burnout ?

 

Segundo Drauzio Varella é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes. Professores e policiais estão entre as classes mais atingidas.

Esse estagio considero como que a fase de exaustão no estresse, aqui recomendo ir ao medico o mais rápido possível.

Depressão

 

O que seria a depressão?

 

A depressão provoca sentimentos de tristeza e/ou perda de interesse em atividades que em momentos anteriores traziam prazer. O transtorno pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos, além de diminuir a capacidade de uma pessoa manter suas atividades normais no trabalho e em casa. (www.vittude.com/ )

 

Sintomas da depressão segundo o site antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/depressão

 

    Humor depressivo: sensação de tristeza, autodesvalorização e sentimento de culpa. Acreditam que perderam, de forma irreversível, a capacidade de sentir prazer ou alegria. Tudo parece vazio, o mundo é visto sem cores, sem matizes de alegria. Muitos se mostram mais apáticos do que tristes, referindo “sentimento de falta de sentimento”. Julgam-se um peso para os familiares e amigos, invocam a morte como forma de alívio para si e familiares. Fazem avaliação negativa acerca de si mesmo, do mundo e do futuro Percebem as dificuldades como intransponíveis, tendo o desejo de por fim a um estado penoso. Os pensamentos (negativos) suicidas variam desde o desejo de estar morto até planos detalhados de se matar. Esses pensamentos devem ser sistematicamente investigados;

 

    Retardo motor, falta de energia, preguiça ou cansaço excessivo, lentificação do pensamento, falta de concentração, queixas de falta de memória, de vontade e de iniciativa;

 

    Insônia ou sonolência. A insônia geralmente é intermediária ou terminal. A sonolência está mais associada à depressão chamada Atípica;

 

    Apetite: geralmente diminuído, podendo ocorrer em algumas formas de depressão aumento do apetite, com maior interesse por carboidratos e doces;

 

    Redução do interesse sexual:

 

    Dores e sintomas físicos difusos como mal estar, cansaço, queixas digestivas, dor no peito, taquicardia, sudorese.

Observação os sintomas que prejudicam mais funcionalmente a pessoa são : a insônia e dores de cabeça ( geralmente enxaqueca ou tensionais ).

Trabalho

 

Segundo a OMS saúde mental no trabalho?

 

A saúde mental no trabalho é definida pela OMS como “um estado de bem-estar em que o indivíduo está ciente de suas próprias habilidades, pode enfrentar as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir com a sua comunidade”.

 

O trabalho influencia na saúde mental?

A análise da OMS aponta que um local de trabalho considerado “ruim” ou “negativo” pode afetar diretamente na saúde mental dos indivíduos, gerando problemas como alto nível de estresse, transtorno de ansiedade, depressão e até dependência química. ...

 

Perfil do trabalhador que adoece mais segundo https://pt.wikipedia.org/

 

Trabalhador compulsivo ou workaholic é uma pessoa que trabalha compulsivamente.[1] Enquanto que o termo geralmente implica uma pessoa que gosta de seu trabalho, ele também pode implicar que ela simplesmente se sente obrigada a fazê-lo. Não há definição médica universalmente aceita desta como uma condição, apesar de que algumas formas de estresse, transtorno de controle de impulso e transtorno obsessivo-compulsivo podem ser relacionadas a trabalho.

As pessoas viciadas em trabalho sempre existiram, no entanto, esta última década acentuou sua existência motivada pela alta competitividade, vaidade, ganância, necessidade de sobrevivência ou ainda alguma necessidade pessoal de provar algo a alguém ou a si mesmo.

 

 

 

Gerenciamento do stress

 

            Segundo Alex Pimentel, nem sempre o excesso de trabalho poder ser considerado agravante do stress. Muita das vezes, ele pode esta enraizado n estrutura da organização. As pessoas costumam pedir licenças, sair de férias e se não faz isso a tempo pode até aparecer doenças sem motivo em que é possível identificar os principais motivos e procurar resolve-los o mais breve possível.

 

Automotivação

 

Segundo Pimentel Praticar, todo os dias, automotivação, autotreinamento, auto-admistração e autro controle, estando assim cada vez melhor preparando para enfrentar todas as dificuldades naturais da profissão.

A matéria-prima da felicidade é a automotivação (Pimentel, 2008).

 

Controle de emoções e pensamentos

 

            Segundo Alex Pimentel é preciso saber controlar emoções e pensamentos, pois eles podem, se não controlados, pôr tudo a perder. Nunca tome decisões quando estiver com: fome, nervoso, triste, feliz, ansioso, ou qualquer outro estado emocional. Por exemplo, não é bom fazer compras no supermercado quando estiver com fome, pois a tendência será comprar mais do que o esperado. Durante o dia passam na nossa mente vários pensamentos, mas deve-se controlados para que não interfiram em nossos objetivos e metas.

 

 

Buscando conhecimento do caso na Internet

 

            Creio eu que em momentos que nos sentimos fracassados, este estágio é capaz de nos ensinas muito mais do que o sucesso, pois uma força interior noz faz buscar respostas para as situações de nossas vidas, assim muito do que cito aqui foi da Internet e considero que mais pessoas se depararam com a mesma situação e é aonde o auto-cuidado entra em ação e a Internet pode nos ajuda nessa situações, mas não substitui um medico.

 

Autocuidado

 

Segundo o site www.unimedfortaleza.com.br autocuidado está relacionado ao bem-estar próprio e, consequentemente, à saúde. É preciso dar um tempo para você mesmo e entender quais são as suas necessidades e desejos. A partir do momento em que você cria hábitos rotineiros de autocuidado, contribui para uma melhora da sua saúde física, espiritual e psíquica.

 

Como colocar o autocuidado em prática

 

Segundo site psiquiatriapaulista.com.br diferente do que certos locais veiculam, o autocuidado não está diretamente associado ou limitado à rotina de cuidados estéticos, e para ser colocado em prática exige que antes nos façamos uma pergunta: o que eu realmente preciso para ficar bem no dia-dia?

 

A resposta dessa pergunta envolverá o exercício do autoconhecimento e uma mudança de mentalidade, antes da transformação no comportamento. A dica é separar um tempo para a reflexão. Pense na sua rotina e o quanto ela cumpre os seus objetivos e desejos. Coloque na balança: o que te impede de atingir os seus objetivos e como você tem utilizado o seu tempo. Há tempo no seu dia para você exercer, de alguma forma, o autocuidado? Você está disposto a abrir mão de algo? (psiquiatriapaulista.com.br)

 

Mudar os hábitos de vida não é uma tarefa fácil. Exige força de vontade e determinação. Por isso, entenda que você não vai conseguir e não precisar colocar tudo que deseja em prática da noite para o dia. Uma sugestão é escrever uma lista com tudo que deseja fazer em uma ordem de prioridade e aí seguir um passo de cada vez.( psiquiatriapaulista.com.br)

Reconhecendo padrões de pensamentos

 

Segundo o site www.infoescola.com pensamento é a capacidade de compreender, formar conceitos e organizá-lo. Estabelece relações entre os conceitos por meio de elementos de outras funções mentais (como as vistas anteriormente), além de criar novas representações, ou seja, novos pensamentos.

 

O que são pensamentos negativos?

Pensamentos como “não sou capaz de fazer nada”, “nunca conseguirei um emprego” podem ser comuns na mente de quem está passando por esta situação. O pensamento negativo pode estar vinculado também com a motivação que cada um tem para buscar melhores alternativas para sua qualidade de vida. (www.marisapsicologa.com.br, 2021)

 

 

Os pensamentos intrusivos – ou invasivos

 

 São pensamentos involuntários violentos ou perturbadores que parecem ficar presos na mente. Podem acontecer com frequência e causar uma grande angústia no indivíduo. As pessoas que os experimentam ficam preocupadas com seu significado. (vitat.com.br/, 2021)

 

 

Pensamentos automáticos

 

Pensamentos automáticos são um fluxo de pensamento que coexiste com um fluxo de pensamento mais manifesto (Beck, 1964). ... Muitos dos nossos pensamentos automáticos não causam problema algum, muito pelo contrário, precisamos de rapidez de raciocínio, e são os pensamentos automáticos que possibilitam isso. (www.marisapsicologa.com.br/)

 

Exercícios Físicos

 

Um recente guia divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou o exercício físico como uma das atividades que auxiliam na prevenção e no enfrentamento do estresse gerado pelo avanço da pandemia de Covid-19. De acordo com a OMS, práticas como a priorização de uma alimentação equilibrada e a realização regular de exercícios físicos simples, que podem ser praticados em casa todos os dias, são aliados para evitar que as consequências psicológicas causadas pelo atual momento se tornem duradouras.

Segundo Adriano Detoni, professor do curso de Educação Física da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, existem diversas razões que explicam o porquê da contribuição do exercício para o combate aos efeitos negativos do estresse. “A prática de exercícios, especialmente os aeróbicos (mas não exclusivamente) é capaz de promover alterações a nível cerebral como aumento do fluxo sanguíneo, crescimento neuronal e redução de processos inflamatórios. Além disso, o exercício libera endorfinas, poderosos hormônios que, entre várias funções, promovem a sensação de bem-estar”, explica.

Detoni ainda destaca que além dos exercícios, o alongamento é fundamental para que o sedentarismo não avance com a pandemia. “Com a adoção de medidas de distanciamento social, existe uma tendência natural a uma redução nos níveis de atividade física. O alongamento pode ser uma alternativa interessante para contra-atacar o sedentarismo em quarentena, especialmente por não precisar de muito espaço para ser realizado. Além disso, o alongamento aumenta a flexibilidade, a força e a saúde muscular, funções essenciais para a manutenção da amplitude de movimento das articulações”, comenta.

Como podemos notar os exercícios físicos servem como uma forma de externalizam nossas emoções, ou seja, como uma válvula de escape do estresse.

 

 

 

Referencias Bibliografias

 

Preocupação. www.dicio.com.br

Freqüências cerebrais. https://www.ibccoaching.com.br/portal/estados-mentais-e-frequencias-de-ondas-cerebrais/

Estresse. https://bvsms.saude.gov.br/estresse/

Fases do estresse. https://bvsms.saude.gov.br/estresse/

Estresse e ansiedade. https://www.telavita.com.br/blog/diferenca-de-estresse-e-ansiedade/

Ansiedade. https://www.saudebemestar.pt/pt/blog/psicologia/ansiedade/

Burnout. https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/sindrome-de-burnout-esgotamento-profissional/

Depressão. https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/depressao

Workhaloc. https://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalhador_compulsivo

Pimentel, Alex. Gerencia de projetos. São Paulo. Digerati Bok., 2008

Autocuidado. www.unimedfortaleza.com.br.

Pensamento. www.infoescola.com.

Pensamentos intrusivos. vitat.com.br/

Pensamentos negativos. www.marisapsicologa.com.br

Pensamentos Automaticos. www.marisapsicologa.com.br/

https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/dist%C3%BArbios-neurol%C3%B3gicos/neurotransmiss%C3%A3o/neurotransmiss%C3%A3o

Curva do desempenho huamamo e stress. https://meucerebro.com/cerebro-alto-desempenho-curva-yerkes-dodson/

Exercicios físico e o stress. https://www.pucrs.br/blog/exercicios-fisicos-sao-beneficos-no-combate-ao-estresse/

 Palavras chaves : coach;life,stress;estresse;saúde;metal;treinamento

O que faz um analista de suporte ?

O analista de suporte é o profissional que atua em assuntos que envolvem a infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação) em uma organização. Na descrição do cargo de analista de suporte, é comum observarmos algumas funções que destacamos a seguir.




 

Hardware e software

O analista de suporte faz a seleção e a implementação de hardwares e softwares da empresa, além de executar a manutenção de peças e sistemas de informática.

 

Gestão de acesso

Esse profissional realiza a gestão de acesso a sistemas internos e recursos tecnológicos a fim de garantir a segurança da informação.

  

Suporte técnico

Obviamente, o analista de suporte desempenha funções de reparo na infraestrutura de TI da empresa, corrigindo e prevenindo falhas nos sistemas e nas peças de hardware.

 

Programação de software

O analista de suporte também pode fazer a programação e o desenvolvimento de softwares próprios, com funções específicas e personalizadas.

 

Acompanhamento do desempenho de máquinas

Também faz parte do trabalho de um analista de suporte acompanhar o desempenho das máquinas e dos recursos tecnológicos instalados.

 

Desenvolvimento e manutenção de banco de dados

Esse profissional pode desenvolver banco de dados para empresas e também fazer a manutenção de bancos já prontos, implementando as melhorias que ele e o cliente considerarem necessárias.

 

Criação de políticas de segurança

Segurança da informação é algo que não pode ser negligenciado pelas empresas. Nesse sentido, o analista de suporte pode ajudar na definição de políticas de segurança para prevenção de ataques e violação de dados sigilosos.

 

Rotinas de backup

Ainda no que se refere à segurança da informação, o analista de suporte pode criar rotinas de backup para evitar que arquivos importantes se percam em uma eventual falha física ou de sistema.

 

Instalação de plataformas de comunicação digital

O analista de suporte também é responsável por instalar e manter as plataformas de comunicação digital da empresa, como e-mail e intranets.

 

Qual a formação do analista de suporte?

Agora que você já sabe o que faz um analista de suporte, deve estar se perguntando: qual a formação necessária para se tornar esse tipo de profissional?

 

Bom, para exercer as funções de analista de suporte de informática, é necessário possuir graduação de ensino superior em cursos como Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia Computacional, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e áreas correlatas.

 

Algumas empresas também cobram algum tipo de especialização, como pós-graduação ou cursos isolados focados em alguma área específica de TI.

 

Essa formação acadêmica é necessária para que o profissional tenha repertório teórico e prático sobre as funções que ele vai precisar desempenhar.

 

A pessoa que tem interesse em se tornar um analista de suporte pode também procurar obter a certificação COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology) ou a ITIL (Information Technology Infrastructure Library).

  

Fonte: 

O que faz um analista de suporte? Quanto ganha? (zendesk.com.br)

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

O risco : Em gerancimento de projetos

 

O que é risco para um projeto?

Gerenciamento de riscos em projetos - Introdução e Contextualização

O que é risco para um projeto ?

Um risco de projeto é uma incerteza (positiva ou negativa) que, se ocorrer, afetará pelo menos um objetivo do projeto.
 
O que um Risco pode afetar?
  • Cronograma;
  • Custos / Orçamento;
  • Qualidade;
  • Escopo;
  • Comunicação;
  • Contratos / Aquisições;
  • Equipe;
  • Partes Interessadas.
  Continua...

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

O cérebro : O computador bioeletrico

O nosso cérebro é um computador biológico/orgânico que possui a mesma função de um computador físico/hardware que usamos para fazer nossas tarefas do dia a dia. Mas o que compõe um computador físico que podemos comparar com o cérebro ?

Então temos:

Placa-mãe : Dar suporte para todas os periféricos/componentes;

Memória RAM : Random Acesse Memory, ou memória de acesso aleatório. Memória principal onde temporariamente ficam armazenados os softwares e demais arquivos abertos;

Memória ROM : Random Only Memory, Memória somente de leitura, como as BIOS e até mesmo o HD que podemos ser RAM ou ROM;

 Periféricos de entrada e saída : Estes são como nossos sentidos, ora de saída e ora de entrada, com vemos na figura abaixo, ou seja, o cérebro é a união dos conjuntos dos elementos descritos.

 

Fundamentos de Arquitetura e Organização de Computadores - Diego Macêdo


Arquitetura de um computador - Imagem - Fonte: Google

Você deve esta se perguntando, mas o que é o software em nosso cérebro ? os programas não nossos conhecimentos que adquirimos em todas nossa vida, ora usamos os mais básicos ora mais complexos, ou seja, são nossos "Apps" que usamos nos dia a dia. 

E quanto ao Update ? Bom, como um computador eletrônico nosso cérebro também se expande, ou seja, quando mais conhecimento, mais memória é gerada de forma automática, assim como aquilo que usamos com tempo será descartado e esquecido com em um computador.

Minha percepção é de que o cérebro funciona da mesma forma de que um computador, onde o mesmo se utiliza da linguagem binária ( 0 e 1 ) , logo 0 são as variações de não e o 1 virações do sim, ora negamos ora não negamos, como podemos perceber.

Fontes: http://usuarios.upf.br/~pasqualotti/contemporaneos.htm

Translate | Tradutor

Loja

Loja
Nossos Produtos Digitais


EBOOKS

Deseja anunciar aqui. Fale comigo !!!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.

Arquivo