quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

O que faz um analista de suporte ?

O analista de suporte é o profissional que atua em assuntos que envolvem a infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação) em uma organização. Na descrição do cargo de analista de suporte, é comum observarmos algumas funções que destacamos a seguir.




 

Hardware e software

O analista de suporte faz a seleção e a implementação de hardwares e softwares da empresa, além de executar a manutenção de peças e sistemas de informática.

 

Gestão de acesso

Esse profissional realiza a gestão de acesso a sistemas internos e recursos tecnológicos a fim de garantir a segurança da informação.

  

Suporte técnico

Obviamente, o analista de suporte desempenha funções de reparo na infraestrutura de TI da empresa, corrigindo e prevenindo falhas nos sistemas e nas peças de hardware.

 

Programação de software

O analista de suporte também pode fazer a programação e o desenvolvimento de softwares próprios, com funções específicas e personalizadas.

 

Acompanhamento do desempenho de máquinas

Também faz parte do trabalho de um analista de suporte acompanhar o desempenho das máquinas e dos recursos tecnológicos instalados.

 

Desenvolvimento e manutenção de banco de dados

Esse profissional pode desenvolver banco de dados para empresas e também fazer a manutenção de bancos já prontos, implementando as melhorias que ele e o cliente considerarem necessárias.

 

Criação de políticas de segurança

Segurança da informação é algo que não pode ser negligenciado pelas empresas. Nesse sentido, o analista de suporte pode ajudar na definição de políticas de segurança para prevenção de ataques e violação de dados sigilosos.

 

Rotinas de backup

Ainda no que se refere à segurança da informação, o analista de suporte pode criar rotinas de backup para evitar que arquivos importantes se percam em uma eventual falha física ou de sistema.

 

Instalação de plataformas de comunicação digital

O analista de suporte também é responsável por instalar e manter as plataformas de comunicação digital da empresa, como e-mail e intranets.

 

Qual a formação do analista de suporte?

Agora que você já sabe o que faz um analista de suporte, deve estar se perguntando: qual a formação necessária para se tornar esse tipo de profissional?

 

Bom, para exercer as funções de analista de suporte de informática, é necessário possuir graduação de ensino superior em cursos como Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia Computacional, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e áreas correlatas.

 

Algumas empresas também cobram algum tipo de especialização, como pós-graduação ou cursos isolados focados em alguma área específica de TI.

 

Essa formação acadêmica é necessária para que o profissional tenha repertório teórico e prático sobre as funções que ele vai precisar desempenhar.

 

A pessoa que tem interesse em se tornar um analista de suporte pode também procurar obter a certificação COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology) ou a ITIL (Information Technology Infrastructure Library).

  

Fonte: 

O que faz um analista de suporte? Quanto ganha? (zendesk.com.br)

0 comments:

Postar um comentário

Translate | Tradutor

Loja

Loja
Nossos Produtos Digitais


EBOOKS

Deseja anunciar aqui. Fale comigo !!!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.

Popular Posts

Arquivo