O
analista de suporte é o profissional que atua em assuntos que envolvem a
infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação) em uma organização. Na
descrição do cargo de analista de suporte, é comum observarmos algumas funções
que destacamos a seguir.
Hardware
e software
O
analista de suporte faz a seleção e a implementação de hardwares e softwares da
empresa, além de executar a manutenção de peças e sistemas de informática.
Gestão
de acesso
Esse
profissional realiza a gestão de acesso a sistemas internos e recursos
tecnológicos a fim de garantir a segurança da informação.
Suporte
técnico
Obviamente,
o analista de suporte desempenha funções de reparo na infraestrutura de TI da
empresa, corrigindo e prevenindo falhas nos sistemas e nas peças de hardware.
Programação
de software
O
analista de suporte também pode fazer a programação e o desenvolvimento de
softwares próprios, com funções específicas e personalizadas.
Acompanhamento
do desempenho de máquinas
Também
faz parte do trabalho de um analista de suporte acompanhar o desempenho das
máquinas e dos recursos tecnológicos instalados.
Desenvolvimento
e manutenção de banco de dados
Esse
profissional pode desenvolver banco de dados para empresas e também fazer a
manutenção de bancos já prontos, implementando as melhorias que ele e o cliente
considerarem necessárias.
Criação
de políticas de segurança
Segurança
da informação é algo que não pode ser negligenciado pelas empresas. Nesse
sentido, o analista de suporte pode ajudar na definição de políticas de
segurança para prevenção de ataques e violação de dados sigilosos.
Rotinas
de backup
Ainda
no que se refere à segurança da informação, o analista de suporte pode criar
rotinas de backup para evitar que arquivos importantes se percam em uma
eventual falha física ou de sistema.
Instalação
de plataformas de comunicação digital
O
analista de suporte também é responsável por instalar e manter as plataformas
de comunicação digital da empresa, como e-mail e intranets.
Qual a formação do analista de suporte?
Agora
que você já sabe o que faz um analista de suporte, deve estar se perguntando:
qual a formação necessária para se tornar esse tipo de profissional?
Bom,
para exercer as funções de analista de suporte de informática, é necessário
possuir graduação de ensino superior em cursos como Sistemas de Informação,
Ciência da Computação, Engenharia Computacional, Análise e Desenvolvimento de
Sistemas e áreas correlatas.
Algumas
empresas também cobram algum tipo de especialização, como pós-graduação ou
cursos isolados focados em alguma área específica de TI.
Essa
formação acadêmica é necessária para que o profissional tenha repertório
teórico e prático sobre as funções que ele vai precisar desempenhar.
A
pessoa que tem interesse em se tornar um analista de suporte pode também
procurar obter a certificação COBIT (Control Objectives for Information and
Related Technology) ou a ITIL (Information Technology Infrastructure Library).
O que faz um analista de suporte? Quanto ganha? (zendesk.com.br)
0 comments:
Postar um comentário