O que faz um analista de
suporte?
O analista de suporte é o
profissional que atua em assuntos que envolvem a infraestrutura de TI
(Tecnologia da Informação) em uma organização. Na descrição do cargo de
analista de suporte, é comum observarmos algumas funções que destacamos a
seguir.
Hardware e software
O analista de suporte faz a
seleção e a implementação de hardwares e softwares da empresa, além de executar
a manutenção de peças e sistemas de informática.
Gestão de acesso
Esse profissional realiza a gestão de acesso a sistemas internos e recursos tecnológicos a fim de garantir a segurança da informação.
Obviamente, o analista de
suporte desempenha funções de reparo na infraestrutura de TI da empresa,
corrigindo e prevenindo falhas nos sistemas e nas peças de hardware.
Programação de software
O analista de suporte também
pode fazer a programação e o desenvolvimento de softwares próprios, com funções
específicas e personalizadas.
Acompanhamento do desempenho
de máquinas
Também faz parte do trabalho
de um analista de suporte acompanhar o desempenho das máquinas e dos recursos
tecnológicos instalados.
Desenvolvimento e manutenção
de banco de dados
Esse profissional pode
desenvolver banco de dados para empresas e também fazer a manutenção de bancos
já prontos, implementando as melhorias que ele e o cliente considerarem
necessárias.
Criação de políticas de
segurança
Segurança da informação é
algo que não pode ser negligenciado pelas empresas. Nesse sentido, o analista
de suporte pode ajudar na definição de políticas de segurança para prevenção de
ataques e violação de dados sigilosos.
Rotinas de backup
Ainda no que se refere à
segurança da informação, o analista de suporte pode criar rotinas de backup
para evitar que arquivos importantes se percam em uma eventual falha física ou
de sistema.
O analista de suporte também é responsável por instalar e manter as plataformas de comunicação digital da empresa, como e-mail e intranets.
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