Portal Terra
ROMA - Um aparelho que capta as ondas cerebrais dos soldados e permite que eles se comuniquem no campo de batalha sem utilizar o recurso da voz é a mais nova criação em teste do Departamento de Defesa Americano (Darpa, na sigla em inglês). O Silent Talk captura os sinais neurais do que o soldado está pensando e transmite a mensagem para os outros combatentes através de um conversor, o que evitaria problemas de diálogo entre os militares em meio aos ruídos de um combate. As informações são do jornal italiano La Reppublica.
A invenção pode ser resumida como a aplicação da telepatia entre os soldados. Segundo documento publicado na revista Wired, o ruído de explosões, o assovio das balas e todos os sons ensurdecedores das batalhas não comprometeriam mais a troca de informações entre os soldados.
O Pentágono se comprometeu em apoiar o projeto, investindo US$ 4 milhões, que serão somados a outros US$ 4 milhões que as Forças Armadas dos Estados Unidos também irão investir no desenvolvimento do sistema, para testar o aparelho - ou 'computador mediado por telepatia', como é feita a referência ao Silent Talk -, que será avaliado pela Universidade da Califórnia.
A idéia é que o equipamento capte a emissão de sinais da mente humana e traduz a mensagem utilizando um programa de edição de som, formando então a mensagem e repassando-a a outros Silent Talks, usados por outros soldados, permitindo assim o 'silencioso diálogo' nas caminhadas de guerra, sem que precisem articular com a boca as palavras daquilo que querem dizer.
Os pesquisadores ainda trabalham no aprimoramento do sistema, capaz de decodificar esses sinais e transmiti-los a uma curta distância. Futuramente, acreditam os criadores do Silent Talk, ele poderia até servir como interceptador dos pensamentos dos inimigos.
Fonte:
http://m.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2009/05/19/aparelho-permite-comunicacao-telepatica-entre-soldados/
https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://www.wired.com/2009/05/pentagon-preps-soldier-telepathy-push/&prev=search
0 comments:
Postar um comentário