domingo, 28 de março de 2021

Os perigos para a saúde provenientes da solda de estanho / chumbo

 O principal risco à saúde proveniente do estanho vem do fato dele conter quantidades variáveis ​​de chumbo, que podem ser soltas e ingeridas. Quando ingerido, o chumbo pode causar uma variedade de sintomas desagradáveis, de vômitos à letargia, coma e até morte. O estanho moderno geralmente contém pouquíssimo chumbo, mas o antigo e os feitos por fabricantes não regulamentados podem contê-los o suficiente para que os sintomas apareçam.

 

Estanho antigo

O estanho foi inicialmente usado na Idade do Bronze (de 2000 a.C. até 500 d.C.) e era originalmente composto por uma combinação de estanho, cobre e chumbo. O estanho é mais barato do que outros metais, tais como a prata e o cobre, e por ser macio, é fácil de se trabalhar. Até o século 18 ele era comumente usado para fazer uma variedade de utensílios de mesa, como pratos e canecas, mas à medida que os riscos para a saúde, provenientes da ingestão de chumbo, ficaram conhecidos, os ferreiros começaram a reduzir a sua quantidade no estanho, diminuindo, assim, seu percentual. O estanho que data de meados do século 18, ou antes, pode conter até 50% de chumbo e não deve ser usado ​​para comer ou beber algo.

 

Estanho moderno

O estanho moderno é geralmente feito a partir de uma combinação de metais que inclui estanho, antimônio, bismuto e cobre, e apesar dele não conter uma grande quantidade de chumbo, ainda possui traços. O estanho moderno geralmente contém cerca de 90% de estanho. Ele é refinado a partir de minérios que contêm chumbo e, apesar da maior parte do chumbo ser removido no processo de refinação, os traços dele permanecem. De acordo com a TierraCast, um padrão de 500 partes por milhão de chumbo é considerado, pela Federal Trade Commission, seguro para produtos de estanho que são utilizados para alimentação.

 

A solda de estanho


Solda de estanho, também conhecida como solda de estanho-chumbo, solda macia ou solda branca, é uma solda comum à base de estanho e chumbo misturados em diversas proporções, às quais podem ser adicionadas pequenas quantidades de outros elementos como o antimônio, a prata e o bismuto para modificar suas propriedades, como dureza.

 

Há diversas marcas e empresas que fabricam soldas de estanho e estas são encontradas em diversas proporções.

Dizer que a solda é 70/30, significa que o produto é composto por 70% de estanho e 30% de chumbo. São comumente usadas soldas nas proporções 70/30, 60/40, 50/50 e 40/60. Isso garante baixo ponto de fusão para poder ser empregada com ferro de soldar de baixa potência.

 

O uso mais comum da solda de estanho é na área eletro-eletrônica, mas, também são utilizadas em serviços hidráulicos, como na instalação de tubos de cobre para passagem de água ou gás de cozinha.

 

A solda pode ser encontrada para compra na forma de barras, carretéis e tubinhos.

 


 

 Práticas Seguras ao Realizar Uma Solda

 

Afim de evitar muitos dos problemas de saúde causados pela exposição excessiva ao chumbo e estanho, as dicas que apresentarei a seguir, ajudam a evitar a inalação desses fumos.


>  Faça as soldas em local bem ventilado e arejado;
Se possível use um ventilador para dispersar o fumo da solda, para longe do rosto;
>  Nunca inale a fumaça da solda;
> Pode parecer exagero mas, luvas descartáveis são uma boa opção para quem tem contato diário com estanho;
> Caso o ventilador não seja eficiente, use um exaustor para captar a fumaça;
> Lave o rosto e mãos adequadamente ao terminar os serviços com solda.

Poucas são as dicas que tenho a compartilhar, porém a medida que tomamos mais conhecimento do assunto novas técnicas podem ser empregada. Pois, saúde sempre vem em primeiro lugar!

 

Fonte: 

https://www.ehow.com.br/perigos-saude-provenientes-estanho-info_209634/ 

https://eletronicagaragem.blogspot.com/2015/11/solda-estanho-riscos-saude.htm


 

0 comments:

Postar um comentário

Translate | Tradutor

Loja

Loja
Nossos Produtos Digitais


EBOOKS

Deseja anunciar aqui. Fale comigo !!!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.

Popular Posts

Arquivo