segunda-feira, 10 de maio de 2021

Descarga eletrostática: o que é e como evitar

 A descarga eletrostática é um fenômeno que ocorre quando há um desequilíbrio de elétrons (excesso ou falta), provocando a repentina transferência de carga de um local para outro. É causada principalmente pela eletricidade estática, que nada mais é do que um acúmulo de cargas elétricas em locais muito secos. A descarga eletrostática é mais comum do que se pensa. Sabe quando você vai abrir uma porta e, sem motivo aparente, a maçaneta te dá um choque? Então você já sentiu os efeitos desse fenômeno. Em geral, as manifestações de descarga eletrostática são inofensivas, como o choque na maçaneta, mas quem trabalha com equipamentos eletrônicos precisa ficar atento porque ela pode danificar permanentemente os componentes da placa eletrônica.

 

Como evitar a descarga eletrostática?

O aterramento é a forma mais comum e eficiente de evitar esses danos, mas outras medidas podem ser tomadas, como escolher um piso com isolamento, usar calçados com solado de borracha e não ter por perto objetos com alta concentração de cargas.

 

Os cuidados para prevenir a descarga eletrostática são fundamentais em qualquer montadora de placas eletrônicas. Isso ocorre porque os circuitos sensíveis são especialmente vulneráveis mesmo a pequenas descargas, por isso é necessário protegê-los. O cuidado precisa ser minucioso, já que muitas vezes o ser humano não é capaz de sentir o calor emanado pela descarga elétrica, mas as consequências podem ser irreversíveis para a placa.

 

Quais equipamentos evitam a descarga eletrostática?

Equipamentos especiais de segurança também são recomendados, hoje existem jalecos, calcanheiras e mantas que ajudam a proteger-se ou dissipar as cargas. Veja alguns exemplos:

 

  • Jaleco antiestático: é feito com fios de carbono agregados ao tecido e realiza a proteção contra a descarga eletrostática. Apesar de ser um bom aliado na prevenção, ele sozinho não é eficaz para a resolução do problema.

 

  • Calcanheiras dissipativas: Permitir a dissipação das cargas para o chão é um dos principais objetivos de quem deseja evitar a descarga eletrostática, por isso o uso de calcanheiras, ou uso de sapatos especiais, é uma das atitudes mais eficientes. Isso é importante porque a maioria dos calçados possui o solado de borracha, o que isola do contato com o chão e não permite a passagem das cargas.

 

  • Manta antiestática: É comum que o contato com a bancada forme o acúmulo de cargas. Por isso, usa-se nas estações de trabalho para permitir a dissipação da energia formada pelo operador.

 

  • Luvas antiestáticas: É indicada principalmente para quem trabalha fazendo a manutenção dos componentes eletrônicos. O corpo humano naturalmente produz descarga eletrostática pelo contato com a roupa, gordura das mãos, entre outros processos naturais. Esse equipamento evita o contato direto e impede que acidentes ocorram.

 

  • Pulseiras de aterramento: Um modo mais moderno de evitar a descarga eletrostática é por meio do uso de pulseiras. Elas possuem filamentos condutivos que levam a energia do usuário para o sistema de aterramento, evitando que o dano no equipamento ocorra.

 

Na Produza, utilizamos sempre um ou mais procedimentos citados acima para evitar que a descarga eletrostática danifique os equipamentos. Dessa forma, funcionários e visitantes precisam adequar-se às normas de segurança para frequentar o ambiente fabril.

 

A descarga eletrostática só ocorre na montagem?

Não. Vale lembrar que os componentes das placas podem ter contato com uma descarga eletrostática não só no momento da montagem, mas também durante o uso, já na casa do consumidor ou em empresas. Apesar da recomendação para que os equipamentos estejam instalados apenas com aterramento, sabemos que nem sempre o usuário respeita essa indicação. A consequência são equipamentos funcionando de maneira instável ou mesmo parando de funcionar.

 

Cabe à indústria, portanto, alertar de maneira bastante clara e didática sobre os riscos de se ter um equipamento ligado na rede elétrica sem o devido aterramento. A maioria das pessoas se preocupa com seus equipamentos apenas durante tempestades com raios (com razão, já que um raio nada mais é do que uma descarga eletrostática gigante), mas deveriam preocupar-se também no dia a dia.

 

Em empresas que trabalham com placas eletrônicas associadas a seus equipamentos, uma das formas de tornar a placa mais resistente é a aplicação de um conformal coating, que protege das intempéries ambientais.

 

Fonte: 

https://produza.ind.br/curiosidades/descarga-eletrostatica/

https://pt.wikihow.com/Eliminar-Eletricidade-Est%C3%A1tica

0 comments:

Postar um comentário


Caso queria ajudar nosso projeto... Fique à vontade !!!


EBOOKS

Translate | Tradutor

Deseja anunciar aqui. Fale comigo !!!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.

Popular Posts

Arquivo