O turnover é algo comum nas empresas, porém, merece atenção dos gestores e do RH, pois pode sinalizar problemas mais profundos. Mais do que medir, é preciso conhecer os tipos de turnover para ter um quadro claro do que acontece dentro da empresa e identificar o que está provocando as demissões.Um estudo da Robert Halfapontou que o turnover cresceu em 38% das empresas em todo o mundo. No Brasil, é parte da realidade de 82% das empresas brasileiras.Neste post, vamos apresentar os principais tipos de turnover e como eles impactam a sua corporação. Com essas informações, você vai conseguir fazer um diagnóstico mais apurado e começar a entender como está a rotatividade da empresa. Acompanhe!
O que é turnover?
Dentro do contexto de Recursos Humanos, o turnover indica o movimento de substituição de um funcionário, a rotatividade de colaboradores em uma empresa.Esses desligamentos são medidos pelas organizações que se preocupam com a gestão de pessoas e com a qualidade do ambiente de trabalho. Isso porque uma empresa na qual os funcionários não permanecem por muito tempo pode ter sérios problemas internos que ainda não foram detectados.Antes de continuar, aproveite para baixar o nosso guia completo para a atração de talentos!
E-book: Atração de Talentos
Qual a importância da gestão do turnover?
A gestão do turnover é essencial para as empresas, principalmente diante da competitividade que enfrentam diariamente. Um certo índice de rotatividade é normal e faz parte da vida corporativa, porém, quando as taxas são muito altas, a organização precisa fazer uma cuidadosa análise interna e identificar o que provoca essas demissões.A perda de funcionários não significa apenas a saída de um profissional, mas a perda de experiência, conhecimento e de compreensão dos processos internos.Além disso, a produtividade e os lucros são seriamente afetados quando há o desligamento de funcionários em grande número.
Quais são os tipos de turnover?
A rotatividade não pode ser classificada como um fenômeno único. Ela acontece sob diversas circunstâncias e é motivada por vários fatores, que podem ser únicos para cada situação ou comuns a uma equipe, ou empresa. Quando é percebido que essas motivações se repetem, é hora de traçar estratégias para conter o problema.Conheça os tipos de turnover e suas motivações.
1. Funcional
O turnover funcional ocorre quando um funcionário de baixo desempenho pede o desligamento da empresa. Com isso, a organização tem a oportunidade de trocá-lo por um colaborador com maior engajamento e que apresente resultados mais relevantes, sem precisar arcar com os custos de rescisão exigidos pela CLT.O principal impacto provocado pelo turnover funcional é o remanejamento de funções, para que as tarefas desse funcionário sejam absorvidas, o custo com processo seletivo,treinamentos e as consequências ao employer branding.Quando o funcionário pede o desligamento, ele provavelmente está muito descontente com a empresa, assim como a organização não estava feliz com o seu desempenho. Há uma grande chance de que esse colaborador faça depoimentos negativos sobre a experiência, seja para amigos, colegas de profissão ou em sites que avaliam a reputação dos empregadores.
2. Disfuncional
O turnover disfuncional traz a situação oposta ao funcional. Nesse tipo de demissão, ocorre o desligamento de um profissional de alto desempenho. É uma situação que gera preocupação para a empresa, pois significa a perda de um funcionário importante para a composição do capital humano.Além disso, demonstra que a organização não foi capaz de reter esse talento, o que pode indicar problemas nas condições de trabalho oferecidas.A empresa perde tanto financeiramente, quanto em índices de produtividade e inovação, além dos conhecimentos específicos que esse colaborador oferecia.
3. Voluntário
Como o próprio nome sugere, o turnover voluntário ocorre quando o funcionário pede o desligamento da empresa. É muito comum entre executivos, indicando problemas na gestão e na retenção de talentos, e não apenas nos salários ou benefícios oferecidos pela organização.Esse tipo de turnover geralmente ocorre em determinadas circunstâncias, como:
O turnover voluntário traz a perda de conhecimento interno, os custos com novos processos seletivos e prejudica a marca empregadora. No entanto, pode ser usado para identificar problemas maiores que quando solucionados, vão permitir um aumento nos índices de retenção.
4. Involuntário
No turnover involuntário, a demissão ocorre por iniciativa da empresa. É o tipo de turnover mais caro, pois implica que a organização faça o acerto de todos os direitos trabalhistas. Essa rotatividade pode indicar que a organização enfrenta sérios problemas e geralmente acontece pelas seguintes motivações:
Além dos altos custos com o pagamento da rescisão, a empresa também precisa promover um novo processo seletivo e treinar os profissionais que vai contratar. O período de integração também envolve custos, pois há uma queda na produtividade até que o funcionário se acostume com o novo lugar e ritmo de trabalho.O turnover involuntário também afeta o clima organizacional, deixando o restante da equipe temerosa em relação ao seu futuro dentro da organização.Conhecer os tipos de turnover,porque ocorrem e as consequências que trazem para a empresa é essencial para entender melhor como as demissões funcionam. Isso vai levar a uma reflexão mais profunda, desde o processo seletivo, aumentando o cuidado com a contratação, até o tratamento com os funcionários e as condições de trabalho oferecidas.Assim, é possível traçar estratégias de prevenção, mudar políticas de gestão de pessoas e, até mesmo, melhorar o alcance das metas. Afinal, com um quadro de funcionários satisfeito, a empresa consegue alcançar números mais satisfatórios.Conte com a Kenoby, que é um software de recrutamento e seleção, para ter mais informações, não só sobre a gestão de talentos e tipos de turnover, mas todo o universo de Recursos Humanos. Assim, é possível tornar a sua empresa um lugar melhor para trabalhar, aumentando o seu valor diante da concorrência.Assine a nossa newsletter para receber atualizações e notificações sobre os conteúdos postados.
Fonte:
Conheça 4 tipos de turnover e entenda os seus impactos (kenoby.com)