Apresentamos a diferença entre dados, informação, conhecimento e sabedoria.
Aprenda hoje, de forma bastante lúdica a diferença entre dados, informação conhecimento, ideia e sabedoria.
Dado
O dado é como um pingo de chuva.
Por exemplo: Quando você está caminhando na rua e sente um pingo caindo em você.
Aquele fato não representa que está chovendo, pode significar um ar condicionado, um pássaro (puts) ou qualquer outra fonte estranha.
Informação
Informação é a descoberta que vai chover.
Você olha para o céu e começa a perceber que existem
nuvens escuras (outro dado), além disso percebe que está pingando mais vezes.
Então, nesse momento, a partir de vários dados você chega a uma conclusão: Vai
chover.
Conhecimento
Vou me molhar. Esse é o conhecimento.
Quando você, a partir das informações que tem, pode prever
o que vai acontecer, seja pelo histórico dos fatos anteriores ou por novas
conclusões, está utilizando o seu conhecimento.
Por exemplo: Com a chuva vou ficar molhado, não poderei
trabalhar molhado e não conseguirei entregar o relatório dos aplicativos.
Sabedoria
A sabedoria é o que vai fazer com tudo isso. Qual a
melhor decisão a ser tomada.
Se você vai pegar o taxi, comprar o guarda-chuva ou fazer
o aplicativo.
Usando seu conhecimento:
Os guarda-chuvas custam R$ 15.00 (conhecimento), e o taxi
até meu escritório custa R$ 10.00.
Criar aplicativos exige bastante esforço e conhecimento e
recomendamos que depois da chuva você estude o assunto com calma. 😀
Caso tenha curiosidade separamos esse post com os
primeiros passos para criar um aplicativo: Como criar um aplicativo de sucesso.
De acordo com ITIL
Dados : conjuntos de fatos são armazenados como dados (informações valiosas) que são obtidos a partir de métricas. Vários tipos de dados importantes de diferentes ramos são capturados na maioria das organizações e armazenados em bancos de dados, como Service Knowledge Management System e Definitive Media Library.
Informação : Informação significa armazenamento de conteúdo de dados em vários formatos, como e-mails, multimídia e documentos. O conteúdo deve estar em um formato compreensível para que possa ser facilmente capturado, consultado e reutilizado para experiências futuras em casos de problemas e erros repetidos.
Conhecimento : em uma organização, o conhecimento pode ser descrito como a combinação de idéias, percepções, valores, tomada de decisões a partir de experiências anteriores com pessoal. Também pode ser descrito como o processo que identifica a lacuna de conhecimento entre o pessoal ou departamento e os indivíduos, caso necessitem de conhecimento, precisam receber a quantidade certa de informações para que possam desempenhar suas funções de maneira satisfatória.
Sabedoria: O uso correto do conhecimento em uma situação indesejada agrega valor e ajuda o pessoal-chave a implementar as decisões adequadas.
O valor do conhecimento é vital em todo o ciclo de vida de um serviço. A transferência de conhecimento é essencial em pontos importantes do ciclo de vida e uma organização só se tornará eficaz quando um mecanismo eficiente for colocado em prática para permitir que as pessoas pesquisem e obtenham detalhes relevantes em relação ao seu perfil.
Resumo
Dado é uma simples observação sobre o estado do mundo.
Informação é o dado dentro de um contexto aplicável.
Conhecimento é o processo de análise de uma informação e sua utilização para a tomada de decisão.
A experiência com a aplicação do conhecimento leva à sabedoria.
A decisão é sua!
Fontes:
Dados, Informação, Conhecimento, Ideia e Sabedoria - MobiBlog (mobimais.com.br)
Artigo | Gestão do Conhecimento em ITIL: Usos e Vantagens | HUTIL
0 comments:
Postar um comentário